quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Mirassol aposta no entrosamento na estréia do Paulistão

Mesmo com apenas quatro remanescentes da Copa Paulista de 2008 no time titular, o Mirassol aposta no entrosamento para somar pontos na estreia do Paulistão deste ano hoje, às 19h30, no estádio Papa João Paulo 2º, em Mogi Mirim, contra a equipe local, que retorna à elite depois de ficar dois anos na Série A-2. Dos escalados, o zagueiro Augusto, o volante Acleisson, o meia Eder e o atacante Wesley estão no clube desde a Série C do Brasileiro. Os outros sete chegaram no final do ano passado para reforçar o elenco. Além da qualidade dos contratados, a diretoria e a comissão técnica mostram confiança em razão do longo período de preparação. O Mirassol foi um dos primeiros times entre os 20 participantes do Paulistão a iniciar a pré-temporada. No jogo de hoje, o técnico Roberval Davino colocará em prática o que vem treinando desde o dia 1º de dezembro de 2008. “É o momento em que as equipes estão em formação e por isso quem errar menos sairá vencedor. O importante é sempre estar na frente dos concorrentes”, disse Davino. “A vantagem é que tivemos a chance de manter uma base boa e ainda nos reforçarmos com atletas de nível”, argumentou.

Um dos destaques para a estreia é o atacante Luís Ricardo, ex-Ponte Preta, que teve a inscrição regularizada no início da semana e divulgada no site da Federação Paulista de Futebol (FPF). Luís Ricardo completa 25 anos de idade hoje e espera a vitória sobre o Mogi Mirim como presente de aniversário. “Se conseguir marcar gols será um presente maior ainda”, destacou o atacante, que tem o costume de dedicar os tentos ao filho Richard, de 4 anos, que reside em Goiânia. “Também agradeço a Deus pela oportunidade de marcar gols.” Na opinião de Luís Ricardo, o Mirassol pode ser considerado um time entrosado em razão dos 50 dias de preparação. “Tenho um ótimo relacionamento na frente com o Wesley, que é um jogador rápido. Tem o Finazzi que está chegando e também o Leandro Fonseca, que sabe se posicionar bem dentro da área.

O ataque do Mirassol está bem servido e tenho certeza que o elenco todo vai proporcionar muitas alegrias para a torcida”, disse Luís Ricardo, que no Campeonato Brasileiro da Série B do ano passado foi vice-artilheiro da Ponte Preta, com nove gols.

Ontem, o jogador fez um tratamento à base de gelo em razão de dores no pé esquerdo, mas garante não ser problema para a partida de estreia. “Levei uma pancada e está me incomodando um pouco, mas nada preocupante.”

Davino confirmou a estreia do goleiro Fabiano - ex-América de Natal-RN e que está no clube desde dezembro. “Temos o Mauro, que também é um grande goleiro, mas quando chegou já sabia que iria disputar a posição com o Fabiano”, disse o treinador. Alguns jogadores ainda não estão em condição de atuar. Casos do atacante Finazzi, ex-São Caetano e Corinthians, do lateral-direito Alex Silva, ex-Coritiba e Guaratinguetá, do zagueiro Vanderlei, além do lateral-esquerdo Carlinhos, emprestado pelo Santos, que não tiveram as inscrições efetivadas pela FPF para a primeira rodada. O meia Sidnei, que está acima do peso, também não viajou com a delegação para Mogi Guaçu, local da concentração. Eles permanecem treinando em Mirassol para aprimorar a forma física. Carlinhos não participou dos trabalhos de ontem de manhã no Centro de Treinamento (CT) Bolão para viajar até a Baixada Santista. O lateral foi assinar o contrato de empréstimo e deve retornar hoje. Vanderlei aguarda a transferência do Belenenses, de Portugal, onde estava até o ano passado. Durante o Paulistão, Davino terá apoio de Xande Marques - técnico do time sub-20 - que será seu auxiliar e recebeu a missão de acompanhar os adversários.

Mogi aposta em Giovanni

De volta à elite do Campeonato Paulista, o Mogi Mirim espera fazer bonito na estreia contra o Mirassol. “Vamos jogar em casa e com o apoio da nossa torcida, por isso não podemos tropeçar de jeito nenhum”, disse o técnico Gelson Silva, que no ano passado comandou o Grêmio Barueri e estreou justamente contra o Mirassol, perdendo por 2 a 1, na casa do Leão. O principal destaque do Sapão da Mogiana é o experiente meia Giovanni, de 36 anos, ex-Santos, Barcelona e Seleção Brasileira, e que foi liberado pelo departamento médico para a estreia. Na quarta-feira passada, quando o Mogi perdeu para o Rio Branco de Americana por 2 a 1, Giovanni foi poupado do jogo-treino por ter reclamado de dores musculares. “Está tudo bem com o Giovanni e será uma das nossas referências”, disse Gelson Silva.

O zagueiro Neguette, titular absoluto em todos os jogos-treinos, desfalca a equipe uma vez que a documentação de sua transferência do futebol do Catar ainda não foi regularizada na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na mesma situação, o meia-atacante Marcelo Régis, que ficaria como opção na reserva, também está fora. O jogador estava no futebol austríaco e não teve a inscrição confirmada pela CBF. Com o desfalque de Neguette, o treinador do Mogi vai trocar o sistema tático 3-5-2 (três zagueiros) pelo 4-4-2 (dois zagueiros). Thiago Couto e Leomar formarão a dupla de zaga, enquanto Gilberto (ex-Juventus) entra no meio-campo. Outra novidade do Mogi nesta volta à elite do futebol estará na sala da presidência. Após o falecimento de Wilson de Barros, que comandou o clube por três décadas, o ainda jogador Rivaldo virou o presidente e tem agora o seu primeiro grande teste.Campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa de 2002, ele defende o Bunyodkor, do Uzbequistão. Por isso, está longe da administração diária do clube.


Atacante de clube alemão interessa ao Mirassol

O atacante mirassolense Tiago Cavalcanti, 24 anos, que tem contrato com o Colônia da Alemanha até 31 de maio de 2011, iniciou na semana passada a preparação física junto com o elenco do Mirassol. A intenção do atleta, que ontem treinou ao lado do recém-contrato Finazzi, é conseguir um novo termo de empréstimo e permanecer no futebol brasileiro. Em 2007, o atacante defendeu o Juventude-RS no Brasileirão e no primeiro semestre do ano passado disputou o Campeonato Catarinense pelo Joinville. “Quero permanecer no Brasil e o Mirassol não está descartado devido ao carinho que tenho por aqui”, disse o atacante, revelado nas categorias de base do próprio clube mirassolense e que tem como procurador o empresário uruguaio Juan Figger.

“Já tive uma conversa preliminar com a diretoria do Mirassol, mas tenho de resolver a minha situação com o Colônia primeiro”, acrescentou. O presidente do Leão, Edson Antônio Ermenegildo, diz que está aguardando uma definição do jogador. “Esperamos que o Tiago resolva a situação dele com o Colônia, para depois conversarmos. É um atleta formado aqui e que seria muito útil ao elenco no Paulistão”, comentou o cartola. Tiago Cavalcanti também atuou no Ituano, onde jogou até 2002 e ainda passou pelo Iraty-PR (2003), Coritiba (2004 e 2005), Atlético-MG (2006) e América de Natal-RN (2006).

Ficha técnica:

Mogi Mirim
Fabiano Heves; Jackson, Thiago, Leomar e Zé Rodolpho; Júlio César, Naves, Gilberto e Giovanni; Evandro e Leandrinho. Técnico: Gelson Silva.

Mirassol
Fabiano; Roger, Márcio Santos, Augusto e Anderson Paim; Acleisson, Luciano Sorriso, Júnior Maranhão e Eder; Luís Ricardo e Wesley. Técnico: Roberval Davino.

Árbitro: Thiago Duarte Peixoto. Local: estádio Papa João Paulo 2º, em Mogi Mirim, hoje, às 19h30, com transmissão ao vivo pelo sistema pay-per-view (pague para ver) dos canais por assinatura.

Nenhum comentário: